Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

a vida em azul cueca

11
Jan19

232 - O Inverno, as pipocas, a dieta, a vida, o nirvana e eu


Mac

2019-01-11 estes dias.jpg

 

 

tenho vontade de me vestir de preto e não mais o tirar, não por parecer magra - quer dizer, já agora aproveito a boleia - mas de luto por achar que podia comer o que quisesse . luto pelo meu cérebro que não aprende que comanda um metabolismo bulímico de uma pessoa que ama comer . amaaaaaaaaaaaaaa . eu vivo para comer, vou ao supermercado para comprar coisas para comer e dar de comer, cozinho para comer e dar de comer, compro livros de culinária porque gosto da cena, investigo, experimento e faço, porque comer bem e muito é bom . raios . porque não nasci uma enjoada com nojo da comida? cá vou eu para a dieta, tenho de me tirar 3 quilos . por outro lado o meu marido chegou à conclusão que o meu olfacto é psicótico e quase anti-social . não comento . passei no supermercado e trouxe a minha dose de pipocas para 15 dias e sempre que não compro mais nada, as pessoas olham-me com estranheza . não sei o que há de estranho em ver uma mulher pôr na caixa 15 pacotes de pipocas . tenho uma relação pavloviana com a televisão, preciso de pipocas para ver filmes . e chocolates também . mas são salgadas  e o chocolate é negro . também tenho de beber chá de limão . é uma forma de dieta tão enxuta como outra qualquer, assim não me entupo de gordices, mas ver televisão sem snacks custa-me horrores . não há snacks, há pipocas que não engordam . fiz a última compra nos saldos, acho eu, uns sapatos azuis (giros e tãaaaao baratos) de um azul que veio mesmo a calhar para combinar com uma mala, que tem anos e anos, e gangas . os sapatos fazem-me feliz, posso estar gorda, magra, seja como for, os sapatos servem-me sempre . quer dizer menos quando estive grávida . grávida aumentei de número, não interessa, o que interessa é que os sapatos me fazem sempre muito feliz .

 

no fim-de-semana quero um almoço no waka cevicheria, ler o perfume (patrick süskind), comprar as tintas para pintar o quarto do mais velho e mudar as cortinas também, despachar uns episódios em atraso de father brown,   a verdade sobre o caso harry quebert, castle rock e yellowstone . parece-me um bom plano

 

 

• Instagram @maria.antonia.velez

 

 

11
Jan19

282 - A Sério??!! Menos, por favor


Mac

01 paciência.JPG

 

 

 


Perguntava assim a locutora “e o que faz para combater o frio?” e a pessoa respondeu que vestia muitas camisolas, duas e dois casacos, e vai ela e insistiu e eu pensei que 7º C às 7 da manhã não é caso para uma locutora andar na rua a fazer as pessoas chegar tarde ao trabalho, porque quer saber o que as pessoas vestem para se defender de uns horríveis 7º C. Diz que é aviso amarelo, segundo as televisões e rádios, o segundo mais grave. Grave não é estar 7º C, grave é alguém achar que estamos numa vaga de frio com 7º C e estar uma população inteira a ver que não, que isso não é muito frio.

 

Mas obrigada por me ensinarem a vestir às camadas, obrigada por me dizerem que tenho de beber muita água, pôr baton do cieiro, tirar as UGGs do armário, vestir o polar, as luvas e o gorro, o tapa orelhas também. Obrigada, eu não sabia que quando fazem 7º C tenho de me vestir como se estivessem - 5º C. Eu e toda a população portuguesa somos um bocadinho infantis, umas crianças, se não fossem as televisões, éramos pessoas para sair de fato-de-banho e galochas.

 

Obrigada pelos vossos sábios ensinamentos. 

 

 

 • Instagram @maria.antonia.velez

 

 

09
Jan19

59 - Vesti, gostei e sou bem capaz de repetir


Mac

IMG_4831-002.JPG

 

 

 

Uma das coisas que me tem incomodado mais neste Inverno é a variação absurda de temperatura, com amplitudes de 20º C. Há dois dias, por exemplo, às 7 da manhã estavam - 4º C e a seguir ao almoço 18º C. Acabo por apanhar imenso frio de manhã, porque nem acredito que seja possível estar uma temperatura negativa (mas estava mesmo) e se me agasalho mais, morro de calor durante o dia. 

 

Ontem precisava de uma roupa quente e confortável, porque apesar de estar com gripe tive de sair para tratar de uma série de coisas, mas não tão quente que me pusesse a hiperventilar logo que o frio gelado da manhã desaparecesse.

 

 

 

 

IMG_4826-001.JPG

 

 

Então vesti umas culottes - que aos meus olhos é uma das peças mais confortáveis que há - com um camisolão e uns botins e para não ter mesmo frio de todo, pus uma das melhores invenções deste século, as meias de caxemira (já tenho há muitos anos e são da Calzedonia). Outra boa descoberta , os bodies segunda pele também em caxemira (Intimissimi), mega fininhos, nada incómodos para quem como eu não gosta de usar camadas de roupa, mas às vezes precisa de um extra mais quente [*]

 

115.jpg

 

E foi assim, enquanto as temperaturas estiveram próximas dos 0º C, mantive o casaco, quando subiram para os 14º C, tirei o casaco, nunca tive frio e não morri de calor também. 

 

 

 

IMG_4847-001.JPG

 

 

|| culottes (antigas) .. Lanidor || mala (antiga) .. Burberry || sobretudo e botins .. Mango ||

 

 

 

 • Instagram @maria.antonia.velez

 

 

[*] além de bodies, há imensos modelos de interiores em caxemira, que agora estão em saldos 

 

08
Jan19

230 - A dona de casa perfeita(mente desesperada)


Mac

z9095 cérebro janelas abertas.JPG

 

 

em janeiro apetece-me sempre hibernar . aliás, a hibernação deveria ser permitida às pessoas . principalmente às mães . imagino-me a dormir à maluca na minha cama cheia de edredons brancos e macios, durante dois ou três meses e acordar linda e fofa, quer dizer, podia ser linda e magra .  acordava lá para abril, já com ares de primavera e o verão a aproximar-se, magra, pronta para os fatos de banho e desamarrotada com as peles todas esticadas .

 

passou o natal e com ele a única coisa interessante do inverno . também já extraí dos saldos tudo quanto me interessava, ainda hoje lá passei e já só há serapilheiras . nesta altura do ano a coisa mais interessante para fazer é dar uso a casacos giros, mas este ano nem isso me entusiasma, se calhar esta carrada de gripe em cima também não está a ajudar . tenho chumbos na cabeça e cada vez que a movo, os chumbos bailam e deixam-me atordoada . 

 

em janeiro não me apetece decorar mesas, inventar conjuntos de roupa, ir ao ginásio, caminhar, atirar uma bola à parede, ou exercitar um músculo que seja, em janeiro não tenho objectivos, não tomei resoluções e não tenho planos, não penso em fatos de banho e muito menos em férias . em janeiro sou uma vergonha, falta-me energia e só tenho bons motivos para hibernar, se os meus filhos não me estivessem sempre a chamar, era o que fazia, mas pronto, mãe, mãe, mãe, ó maiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii onde é que estão os meus sapatos? ó mãiiii a minha mochila? ó mãiiiiiiiiiiiiiiii eu deixei aqui o meu chocolate, alguém o comeu? foste tu? ó mãiiiiiiiiiiiiiiiiiii, ele comeu o meu chocolate!

 

 

 • Instagram @maria.antonia.velez

 

 

08
Jan19

58 - Vesti, gostei e sou bem capaz de repetir


Mac

IMG_4402.JPG

 

 

 

Quando ainda não está muito frio, mas já não dá para andar só com uma camisola, gosto imenso de usar coletes. Acho que dão um ar giro aos conjuntos, sem tapar tudo como os casacos e tanto gosto de os ver soltos, como com um cinto por cima, às vezes só depende do feitio da saia ou calças.

 

 

109.jpg

 

 

Por acaso com esta roupa gostei de o ver solto e o cinto por cima da camisola, e com cinto.

 

 

 

IMG_4403.JPG

 

 

 

E mais uma vez se prova que um cinto não precisa de ser de uma marca xpto, este por exemplo, é da Zara e tenho-o usado com imensas roupas.

 

 

 

IMG_4395-001.JPG

 

 

|| colete .. Licci || camisola .. Benetton || mala .. Longchamp ||

 

 

 

 • Instagram @maria.antonia.velez

 

07
Jan19

18 - Às vezes gosto do Inverno [mas morro de saudades do Verão todos os dias]


Mac

IMG_1596.JPG

 

 

 

Com este frio uma Açorda Alentejana é sempre bem-vinda. Mas uma Açorda como deve ser, como a que as minhas tias alentejanas me ensinaram a fazer, não é pão a boiar em água, nem Migas. Migas é outra coisa - e é muito bom - mas serve para acompanhar pratos de carne. No Alentejo nem tudo o que leva pão é Açorda e as migas do Alentejo são a Açorda do norte. E a Açorda só se faz com o pão do Alentejo, com outro pão é só pão com água, mas não é Açorda, e coentros frescos, com coentros congelados, é uma mixórdia, mas não é Açorda. Já as Migas levam o pão, mas não levam água e por vezes, nem coentros, são mais secas e têm a consistência de uma papa. Migas não são Açorda.

 

 

 

IMG_1587.JPG

 

 

 

 

E come-se simples ou acrescenta-se um ovo escalfado, ou bacalhau, ou ambos. A minha preferida é com ovo escalfado e andei anos a tentar escalfar ovos sem sucesso. Tive o trauma do ovo escalfado, sempre que atirava com o ovo para a água fervente, ficava ali a vê-lo transformar-se num fantasma esvoaçante com uma clara que se sumia, geralmente para longe da gema, até que investiguei, experimentei sem a pressão da Açorda à espera e muitos ovos depois cheguei ao ovo escalfado perfeito, se não perfeito, pelo menos com gema e clara.

 

 

 

IMG_1602-001.JPG

 

 

 

 

Já agora deixo a receita da Açorda Alentejana que aprendi,

 

. 1 molho de coentros
. 4 dentes de alho
. 1 c sopa de sal grosso
. 4 c sopa de azeite
. 1,5 litro de água a ferver
. 400 gr de pão caseiro
. 4 ovos
 
 
Pise no almofariz os coentros com os dentes de alho e o sal grosso, até obter uma papa. Deite esta papa na terrina e regue com o azeite. Corte o pão aos bocados e ponha a água a ferver. Deite a água na terrina e depois o pão.
 
Escalfe os ovos e deite-os na terrina ou sirva um por prato.
 
 
Para fazer ovos escalfados perfeitos: seguir exactamente este método, garanto que saem perfeitos. O truque é exactamente aquele, fazer um remoinho com a água.
(as excepções: uso vinagre comum e não tapo o tacho)
 
 
 

 

  • Instagram @maria.antonia.velez

 

07
Jan19

57 - Vesti, gostei e sou bem capaz de repetir (muito)


Mac

IMG_4640-001.JPG

 

 

 

É bem verdade que não sou chegada a meias porque acho que arrasam qualquer visual, principalmente as cor de pele, ou parecidas com uma cor de pele que nunca é a minha e me deixam a pessoa multicor Benetton, ali entre a minha cor natural nas mãos, a cor da base na cara e a cor das pernas, uma misturada de tons de pele que não favorece ninguém. Depois não é só o tom das meias, é aquele brilho. Aquele brilho é blheca, mas sem brilho ainda é mais blheca. Ora blheca por blheca mais vale não as pôr.

 

 

 

IMG_4628-001.JPG

 

 

 

Já com as meias opacas a conversa é outra, amo-as por milhares de razões e em alguns visuais,  como com saias mais curtas no Inverno e quando o frio se torna incómodo.

 

 

111.jpg

 

 

 

E foi assim, cada vez mais fã de camisolões (ainda não tinha dito, pois não? parece-me que não), do conforto que este tipo de roupa proporciona e de conjuntos bem simples.

 

 

 

 

IMG_4644-001.JPG

 

IMG_4614-001.JPG

 

 

  • Instagram @maria.antonia.velez

 

 

04
Jan19

56 - Vesti, gostei e sou bem capaz de repetir


Mac

IMG_4533-001.JPG

 

 

 

Quem disse que a época das lantejoulas já acabou? 

Se ainda agora começou.

 

As lantejoulas usam-se sempre que uma mulher quiser, uma razão tão válida e enxuta como outra qualquer, seja num jantar com amigos em casa, ou fora, ou até almoço, numa festarola, enfim sempre que nos apetecer.

 

 

110.jpg

 

 

 

E se lhes quebrarmos o ar de passagem de ano com umas botas e um camisolão, podemos mesmo usa-las sem ser para brindar a um novo ano.

 

 

 

 

IMG_4551-001.JPG

 

 

 

• Instagram @maria.antonia.velez

 

 

04
Jan19

124 - Andei na net [e por aí] e trouxe comigo


Mac

Janeiro.jpg

 

 

 

se janeiro fosse uma cor, era branco de certeza . se o branco fosse um mês, se calhar era dezembro . nunca foi um mês muito amado por mim, foi sempre o mês da ressaca das luzes de natal, céu cor de chumbo e do começo da minha contagem para o verão . parece-me sempre o do inverno interminável . mas gosto de branco . se calhar gosto um bocadinho de janeiro .

 

 

2019-01-04 gostei_01.jpg

2019-01-04 gostei_02.jpg

2019-01-04 gostei_04.jpg

 

 

 

esta semana gostei das calças rosa com um camisolão ou só com um casaco, da camisola amarela e das calças de bombazine amarelas e de camisolões em creme e cinzento

 

 

 

2019-01-04 gostei_03.jpg

 

 

 

e no fim-de-semana quero experimentar o pó translucido da h&m, o ferro de alisamento ultimate slym para fazer ondulação que gosto (uso sempre as pranchas de alisamento para dar jeitos ao cabelo, gosto mais delas do que dos ferros para fazer caracóis e desde que sejam bem estreitas funcionam muito bem para os dois propósitos, alisar ou dar uma ondulação leve ao cabelo), ler love X style X life da garance doré e memórias de adriano da marguerite yourcenar, e aproveitar muito os meus filhos

 

 

• Instagram @maria.antonia.velez

 

 

03
Jan19

55 - Vesti, gostei e sou bem capaz de repetir (muito)


Mac

IMG_3232-002.JPG

 

 

 

Mais um conjunto com o mega camisolão e os sapatos paixão deste Outono/Inverno e muito possivelmente da próxima Primavera/Verão, and so on.

 

Fartei-me de usar a camisola, tanto com saias, como aqui, ou aqui, como com culottes, ou calças, porque substitui muito bem um blusão ou agasalho e lá está, adoro a estética dos conjuntos com ele. Dos sapatos nem se fala, já fiz imensos conjuntos com eles, até combinações que num passado não muito distante juraria nunca fazer.

  

 

 

106 (1).jpg

 

 

E foi assim, desta vez juntei-os.

 

 

IMG_3271-001.JPG

 

 

|| camisola ..  Zara || sapatos .. Mango ||

[estão ambos em saldos]

 

 

• Instagram @maria.antonia.velez

 

 

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2011
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D