Aqui estou eu a dizer coisas lindas, como é hábito.
Todos os Verões ouvimos quais as horas recomendadas de exposição solar, quais as perigosas, sabemos que a pele tem memória, que devemos usar uma protecção solar com índice elevado. Todos o sabemos, ou deveríamos saber.
E se sem filhos, ainda cometia uns abusos nos horários de praia, com o primeiro filho passei aos horários até às onze da manhã e depois das quatro da tarde, sempre devidamente protegido com cremes de factores elevados, sem esquecer o pescoço, orelhas e pés, portanto completamente besuntado, muitos banhos e quando seco, t-shirts com protecção UV e chapéu na cabeça. E como não só de cremes vive a nossa pele, uma alimentação rica em líquidos, frutas e legumes, afinal um organismo bem hidratado e vitaminado é uma garantia.
Mas as crianças não gostam de pôr cremes. Não gostam, porque as incomoda, porque ficam pegajosas, porque a areia se agarra à pele e porque não. Não gostam de pôr creme, mas os meus filhos gostam de o comer, vá-se lá saber porquê. Não gostam de pôr creme, mas o mais velho adora atirar-se para areia e ficar tipo croquete, sempre tem mais um banho como desculpa, mas eu tenho mais uma passagem de creme. Portanto com crianças, concluí que também é boa ideia que os cremes sejam à prova de água e com filtro UVA e UVB. E inocentes à ingestão.
(continua aqui no Consulta Click)