312 - Os fins-de-semana prolongados com recolher obrigatório, um bocadinho de Natal, a vida, o nirvana e eu
Mac
No sábado fomos beber café, claro, o costume, com ou sem recolher obrigatório à uma da tarde. O centro já estava todo composto para o Natal, que por aqui é sempre lindo. Há Árvores de Natal, há iluminações, há rua inteiras cheias de flores do Natal nos canteiros, há a roda gigante e há o mar.
Depois fomos para casa. Não me importo nada de não poder sair de uma casa confortável, com livros, centenas de canais na televisão, filmes, jogos de tabuleiro, ideias para pintar, gavetas para arrumar e bolos para fazer. Gosto tanto de chegar a casa, deixar as roupas da rua e vestir qualquer coisa bem confortável, gosto de estar em casa, de planear mudanças e apreciar o que já não quero mudar, acima de tudo, adoro estar com eles.
No domingo achei que era boa ideia ir buscar flores e tratar do Natal nas jarras.
Numa jarra pus proteas com não sei quês, não sei o nome, mas todos os anos por esta altura compro porque têm bagas encarnadas, há anos que não consigo azevinho, mas parece que este ano, o ano de todas as aberrações, vou conseguir uns vasos, vamos ver.
Noutra jarra, que não é uma jarra, é um frapé que nesta casa vive mais como jarra do que frapé, pus abeto, flores do algodão e umas bagas falsas, que disfarçam muito bem de qualquer coisa que me parece que nem existe na natureza, mas não interessa, o que interessa é que gosto do efeito.
Para o almoço de domingo fiz a pior Açorda da minha vida, eu nada e criada por alentejanas de gema, nadas e criadas no Alentejo. Ora o pão era para lá de sofrível, vendido como pão do Alentejo. Estranhei a falta da corcunda, também o estranhei quando o cortei, aquele esfarelar era no mínimo suspeito, mas pronto, ainda acredito no Pai Natal e nem o provei, atirei com ele para a água fervente, encharcada em coentros, alho e azeite e acreditei que saía dali a Açorda das minhas saudades. Não saiu.
Tudo espremido, ensaiei decorações para a mesa de Natal, jogámos Carcassonne, Kaleidos e Condottieri, acabámos The Crown (Netflix), Normal People (HBO) e The Head (AXN), preparei a casa de banho do quarto dos adultos desta casa para a obra, e também lavei os armários que vão para o lixo muito limpinhos, estudei com o Pedro para os testes, decorámos bolas de Natal para a Árvore da escola, e fiz scones e bolachas.
Ficaram por pintar duas taças e dois pratos, um quadro para a lavandaria e arrumar a gaveta das instruções e garantias das máquinas (mais alguém com gaveta para isto, ou já se modernizaram?). Ficam para o próximo fim-de-semana com recolher obrigatório e proibição de circulação entre concelhos.