29 - EU É MAIS COZINHAS, TACHOS E PANELAS. RAPAR TAÇAS TAMBÉM
Mac
Em dias de chuva, apetece-me sempre, ou quase sempre, a cozinha a cheirar a bolos, ora como para ter a cozinha a cheirar a bolos, é preciso fazê-los, fiz. Também há desculpas melhores, mas não interessam. O que interessa, é que estas bolachas são as preferidas da minha família e são facílimas de fazer.
Recheio de Chocolate,
. 50 g de chocolate para culinária
. 50 g de manteiga
. 50 g de açúcar
. 1 ovo
Deite a manteiga, açúcar e ovo numa taça de Banho-Maria e mexa durante 5 mn (na Bimby 70º/v4/5 mn). Parta o chocolate em bocados e junte. Deixe derreter e depois misture, até obter um creme homogéneo (na Bimby 15s/v6).
Bolachas,
[para cerca de 30 bolachas duplas]
. 600 g farinha sem fermento
. 250 g de manteiga
. 120 g de açúcar
. 200 g de miolo de amêndoa
. 140 g de água
. 1 c chá de sal
. icing sugar para polvilhar
Deite todos os ingredientes numa taça e ligue, sem amassar (na Bimby 15 s/ v6). Pré aqueça o forno a 170º.
Divida a massa em quatro porções e leve ao frigorífico por 20 mn. Tire o primeiro bocado, estenda entre duas folhas de papel vegetal para culinária e corte as bolachas. Retire cada bolacha e ponha no tabuleiro de forno, forrado com papel vegetal. Quando tiver preenchido o tabuleiro, leve ao forno por 10 mn.
[uso dois tabuleiros, assim vou alternando e enquanto um está no forno, posso ir fazendo o segundo. claro que após cada fornada, mudo a folha de papel vegetal]
Quando as bolachas estiverem frias, ponha as que vão ficar em cima numa folha de papel vegetal e polvilhe-as com icing sugar. Nas restantes, ponha um pouco de chocolate, mas só no meio, para quando puser a bolacha de cima, não sair chocolate pelo lado, mas apenas no recorte da bolacha.
________________________
Dica: como gosto das bolachas muito fininhas e para evitar que fiquem deformadas, só faço o recorte do meio com o cortador mais pequeno, nas bolachas que vão ficar em cima, quando já as pus no tabuleiro de ir ao forno.
E já agora, para todas as bolachas, após usar o cortador e para não ficarem deformadas, não puxo a massa que cortei, levanto o papel vegetal, inverto e com cuidado solto a massa do papel vegetal.