282 - A mãe, a dona-de-casa e a confinada perfeita(mente desesperadas)
Mac
44º dia ou a porra da 6ª semana de quarentena, confinamento, distanciamento social e vida de eremita
(eu sabia que ia sair diferente disto, mas tão fina nunca imaginei)
(se vocês lerem os meus posts ao som do imitation of life , isto fica muito bom, garanto . eu facilito-vos a vida, cliquem ali no link . ali, por amor da santa . eu tudo, eu tudo, já não posso mais)
entraram-me de manhã pelo jardim 4 estrelícias augusta, daquelas que ficam gigantes, 3 cycas e meia-dúzia de chorinas . passei a manhã a cavar, mas ficou tudo tão lindo, assim a dar ares de verão . fiquei com uma cor, estava da cor dos vampiros . e vi que as tulipas negras deram o ar da sua graça, já tinha perdido a esperança, de todas as vezes que as plantei nunca deram em nada . aqui há tempos o meu marido trouxe mais uma série de bolbos de amesterdão e eu fui enterra-los no pior sítio do jardim, naquela de não os deixar a falecer nos sacos, mas com a certeza que não tenho nenhum sítio bom para os plantar, e agora fiquei deveras feliz, enganei-me redondamente, parece que o sítio é óptimo e pela primeira vez tenho túlipas .
ontem fiz aquele prato de pão com fiambre e queijo para o jantar . este prato é um marco na minha vida, vem do tempo em que eu não sabia cozinhar, nem tinha intenções de aprender, mas fazia isto para os pequenos-almoços tardios de domingo, num tempo em que ainda não tinha filhos, era novíssima e o brunch ainda não se chamava brunch . também só sabia fazer isto, mas era o meu ponto alto (e único) na cozinha . depois nasceu o mais velho e aprendi a cozinhar . nunca mais tinha feito a travessa de pão com queijo e fiambre, ontem lembrei-me de fazer para o jantar, os miúdos nunca tinham comido e eu achei que iam detestar . adoraram . às vezes os meus filhos surpreendem-me .
a seguir ao almoço fui com o zé de carro até ao guincho . o miúdo não saía há 46 dias e foi mesmo só dar a volta, nem saímos do carro . foi bom, ele pôs as minhas músicas e vimos o mar, em andamento, mas vimos . ali estava ele num daqueles dias de muito vento, cheio de carneirinhos . soube-nos pela vida . esta certeza que a praia a que chamamos de nossa continua ali à nossa espera, para um dia voltarmos onde fomos sempre muito felizes, sossega-nos . correu tão bem que até achei que me ia pedir para sair à noite, ou uma viagem, ou qualquer coisa . depois lembrei-me que agora isso não se usa . se calhar o meu filho só cresceu .
isto não ficou deveras melhor? eu achei . o nosso passeio também
»»» • «««
já agora a receita do pão com queijo e fiambre no forno,
Unte um prato de forno com margarina e polvilhe com farinha. Coloque uma camada de pão de forma barrado com manteiga, em cima ponha uma camada de fiambre e uma de queijo e novamente o pão de forma. Vá pondo camadas até encher o prato, e termine com pão. Numa taça misture dois ovos com 1/2 l de leite e tempere com sal e pimenta. Deite sobre o pão e leve ao forno a 170º C até ficar tostado.