256 - A dona de casa perfeita(mente desesperada)
Mac
Para aqui dedicada às limpezas de coisas que se andam para aí a arrastar e ao abandono, descobri duas soluções, uma para limpar as peças em camurça, antílope e parecidas, a outra para tratar da placa do ferro de engomar.
Quanto às camurças e parecidos, cansei-me das borrachas, que aos meus olhos não limpam nada, das escovas de arame, que para pequenas áreas até resultam qualquer coisa, mas se a peça for grande, como um casaco, não é prática, então experimentei a palha de aço para escovar e a lima das unhas para zonas com sujidade mais chata, como nos sapatos junto à sola. Resultam lindamente. Basta passar a palha de aço, que tem de ser fina, sempre no mesmo sentido até saírem as manchas e a peça fica impecável. Depois é só escovar para tirar os restos de palha de aço que vão ficando e já está. Para fazer isto é boa ideia usar um avental e luvas de borracha, e tratar da peça num sítio fácil de limpar, porque é uma operação que faz muita poeirada com o aço que se vai desfazendo.
(e não, a peça não fica careca, mas acredito que se escovarmos até à inconsciência, é bem capaz disso, mas como não é preciso escovar até à inconsciência, fica só impecável)
E cansada também das barras que prometem limpar ferros e com uma sodona que me consegue sujar a placa (aquilo chega a parecer que tem alcatrão agarrado) , mas não me queima a roupa (mais um mistério por resolver nesta casa, ex aequo com as tampas dos tupperwares e meias desirmanadas), arranjei uma forma de limpar a placa sem cheiretes a parafina, coisas estranhas e mandingas. Faço assim, molho uma toalha de turco a que não tenha muito amor, depois espalho Fairy (se calhar pode ser outro detergente para a loiça, mas aqui é este que se usa e como também é um bom tira nódoas de nódoas de comida, começo a achar que se calhar encerra mistérios) e com o ferro bem quente passa-se por cima da toalha impregnada em Fairy. Repete-se a operação até a placa voltar a brilhar.
É isto.