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a vida em azul cueca

15
Mai18

210 - A dieta, a vida, os biquínis, o nirvana e eu


Mac

 

 

 

Aqui há dias dei com mais 2 quilos, é verdade, isto é o mesmo que nadar, nadar, nadar e morrer na praia. Nesta altura do campeonato, depois de ter atirado com 10 para o lixo, a dias da época do biquíni, só pode ser uma piada. Mas não é, aconteceu. De maneira que já regressei ao meu plano de emergência anti barriga e excessos, e daqui a um mês estes 2 também já se foram.

 

Do meu plano de ataque constam sempre dois alimentos que se não fazem sempre parte da minha alimentação, deviam. Os sumos de toranja e a granola. A toranja, também conhecida como a "queima gordura" traz vários benefícios para a saúde (é googlar), mas há dois que fazem dela uma grande ajuda para quem quer perder peso: é rica em fibras, portanto faz com que comamos menos nas próximas refeições, e diminui a prisão de ventre.

 

Já estou tão habituada que já consigo beber o sumo de toranja só com um pouco de água fria e muito gelo, mas não é preciso bebe-lo assim, fica óptimo misturado com o sumo de uma laranja, ou com melancia, por exemplo. Geralmente para um copo de sumo, só ponho uma toranja e só o bebo uma vez por dia, em dias alternados. O excesso pode trazer algumas complicações digestivas e até fazer feridas na boca, portanto não convém abusar.

 

 

 

 

 

 

Quanto à granola, já falei muito dela aqui no blog. Prefiro fazer a minha granola porque lhe ponho tudo quanto uma boa granola deve incluir, ou seja a base deve ser a aveia (eventualmente podemos usar outros cereais, como flocos de milho, ou centeio, mas além de não serem tão ricos, na minha opinião não resultam tão bem), um fruto seco (amêndoas, nozes, amendoins, avelãs, cajus), azeite ou óleo de girassol, açúcar mascavado ou mel, sal, frutos secos, como passas, damasco, framboesas, amoras (actualmente prefiro juntar-lhe fruta fresca como papaia, banana, pêssego, mirtilos ou framboesas) e também podemos juntar sementes de linhaça, girassol, chia, abóbora.

 

As granolas já preparadas quase nunca têm como base a aveia e raramente trazem os frutos secos, ou seja, acho-as incompletas e aquém do propósito de uma granola. 

 

 

 

 

 

 

 Mais uma vez, fica então a receita da minha granola preferida, que gosto de juntar a uma taça com 3 colheres de sopa de iogurte magro e meia papaia, para um pequeno-almoço fantástico.

 

 

. 300 g de aveia
. 100 g de amêndoas laminadas
. 100 g de linhaça dourada 
. 100 g de chia
. 100 g de sementes de girassol
. 3 c sopa de açúcar mascavado (prefiro, em vez de mel)
. 2 c sopa de azeite
. 1 pitada de sal


Pique as amêndoas (na Bimby, 5s/v4). Deite numa taça e acrescente a aveia, a linhaça dourada, as sementes de girassol, a chia, o açúcar, o azeite e o sal, misture bem (na Bimby, 5 mn v1). Pré aqueça o forno a 140º C. Deite esta mistura num tabuleiro e leve ao forno durante 10 mn, ou só até a aveia ficar dourada. Quando arrefecer, passe a granola para um frasco de vidro e está pronta.

 

 

 

 

 

 

 

 • Instagram @maria.antonia.velez

 

 

 

 

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