201 - As nossas refeições, a vida, o nirvana e eu
Mac
Não temos tido grandes novidades nas últimas refeições e tenho jogado pelo seguro com pratos que sei que os miúdos gostam e não levantam questões. No entanto arrisquei fazer um Risotto de Camarão e afinal todos gostaram e resultou bem acompanhado de uma salada de alface simples com cenoura raspada.
- Risotto de Camarão -
. 1/4 de chávena de chá de manteiga
. 1 cebola cortada em rodelas
. 2 dentes de alho picados
. 1 courgette cortada em rodelas finas
. 1 chávena de chá de arroz arbóreo
. 4 chávenas de chá de caldo de galinha a ferver
. uma pitada de açafrão
. 250 g de miolo de camarão
. 3 c sopa de queijo parmesão ralado
. 1 c sopa de azeite
Aqueça a manteiga numa frigideira grande (se tiver uma wok, é preferível), de fundo anti-aderente. Junte a cebola e deixe alourar. Junte o alho e as rodelas de courgette. Deixe cozinhar por 2 minutos. Junte o arroz e deixe cozinhar. Junte 1/3 do caldo de galinha e o açafrão. Deixe cozinhar em lume brando até que o arroz tenha absorvido quase todo o caldo. Junte o camarão e continue com a cozedura. Se necessário junte mais um pouco de caldo. Junte o azeite e o queijo parmesão. Coloque o risotto num prato de serviço aquecido.
Para um dos jantares com amigos, para acompanhar uma carne de porco assada em leite, fiz uma terrina de legumes que é óptima servida quente.
- Terrina de Legumes -
. 400 g de folhas de espinafres
. 3 tomates grandes
. 1 l de molho béchamel
. 1 chávena de chá de queijo para gratinar ralado
. 1/4 c chá de noz moscada ralada
. 6 chávenas de chá de legumes (brócolos, rodelas de cenoura, ervilhas, feijão verde, milho, etc)
. 1 c sopa de pão ralado
Coza os espinafres, escorra-os bem, esprema-os e pique-os. Pele os tomates e corte-os em fatias. Divida o molho béchamel em 3 porções iguais. Junte os espinafres a uma delas, 1/3 de chávena de chá a outra e a noz moscada à última porção de molho. Liquidifique o molho de espinafres para ficar liso. Aqueça o forno a 200º C. Coloque em camadas alternadas, molhos e legumes num prato pirex que possa ir ao forno,. Comece pelos brócolos, tomate e molho béchamel, a seguir ponha as cenouras e o molho de espinafres e termine com o milho, ervilhas, feijão verde e o molho de queijo. Polvilhe a superfície com o restante queijo ralado e também pão ralado. Leve ao forno por 25 mn.
E para sobremesa deste jantar fiz um bolo de peras, que servi quente, mas que também é muito bom frio e sem as natas.
- Bolo de Peras e Caramelo -
. 3 peras médias
. 1 chávena de chá de manteiga
. 1/4 chávena de chá de açúcar mascavado
. 1 chávena de chá de açúcar
. 4 ovos
. raspa da casca e sumo de 1 limão
. 1/4 chávena de chá de farinha
. natas para acompanhar
Aqueça o forno a 170º C. Descasque as peras, corte-as em 2 e retire-lhes o "coração". Corte cada metade das peras em fatias com 1 cm de espessura. Ferva-as em água durante 3 mn, mas se estiverem muito maduras não é preciso. Numa caçarola junte 1 1/2 colher de sopa de manteiga com o açúcar mascavado e um pouco de água. Leve a lume brando, deixe dissolver e ganhar ponto. Deite numa tigela de pirex, espalhando bem o caramelo pelo fundo e paredes. Coloque as peras na tigela, fazendo-as aderir ao caramelo e cobrindo o fundo e as paredes da tigela.
Bata a restante manteiga em creme com o açúcar. Junte as gemas, uma a uma, batendo bem entre cada adição. Junte a raspa da casca do limão, a farinha e o sumo do limão. Bata as claras em castelo firme e incorpore-as cuidadosamente na massa. Deite a massa na tigela e alise a superfície.. Leve ao forno cerca de 45 mn. Para verificar a cozedura do bolo espete-lhe um palito. Se sair enxuto é sinal que o bolo está cozido Desenforme-o sobre um prato de serviço e sirva morno, acompanhado de natas batidas.