20 - A PÁSCOA, AS AMÊNDOAS, OS OVOS E OS COELHOS, O NIRVANA E EU
Mac
Resolvi fazer uns ensaios de pratos, decorações e tal para a Páscoa, o que também é uma boa desculpa para degustar o que bem me apetece, mas faz de conta que não, não é nada disso. Adiante. Vai daí, e como quero uma sobremesa fresca para o almoço de Páscoa, fiz uma Pavlova para testar se ficava bem naquele cake stand e gostei do resultado. Está decidido.
»»» • «««
. Pratos e cake stand com coelho, Bordallo Pinheiro, na Cerâmicas na Linha
. Ovo de loiça da VA (aula de pintura da VA)
»»» • «««
Já agora, deixo a receita da Pavlova, que é facílima de executar.
. merengue
. 4 claras de ovo
. 280 gr de açúcar semi ice
. uma pitada de sal
. umas gotas de sumo de limão
Batemos as claras em castelo, às quais juntámos uma pitada de sal e umas gotas de limão, e nos 20s finais, juntamos o açúcar. Na Bimby, pomos a borboleta e deitamos as claras, o sal e as gotas de limão no copo, programamos 6 mn/vel 3 (não esquecer de tirar a medida do copo)
Num tabuleiro forrado com papel vegetal, deitamos o merengue em círculo e levamos ao forno a 120º C, durante uma hora e meia. Para não queimar, cubro-o com uma folha de alumínio.
. creme
. 300 ml de natas para bater (bem frias)
. 20 gr de açúcar
. sementes de uma vagem de baunilha (ou umas gotas de essência de baunilha)
Bater tudo até ter consistência de chantilly. Na Bimby, pomos a borboleta no copo e deitamos as natas, programamos 2 mn/vel 3 1/2 e nos 20 s finais, deitamos o açúcar e a baunilha.
Deixamos arrefecer o merengue no forno com a porta entreaberta. Quando estiver frio, retiramos do tabuleiro e passamos para o prato de servir. Um pouco antes da hora de servir, deitamos por cima o creme e depois os frutos, que podem ser morangos, mistura de frutos do bosque, peras cozidas, enfim, o que nos apetecer.