186 - As nossas refeições, a vida, o nirvana e eu
Mac
Chegámos àquela época do ano em que todos os motivos são válidos para pôr uma mesa de Natal. O meu geralmente é que ando a ensaiar a mesa da consoada. Não é verdade, depois nunca ponho uma mesa igual, mas também não tenho uma desculpa melhor. É inegável que adoro o Natal. Gosto imenso de receber os amigos e a família, e aproveito esta época para dar asas à imaginação ou inspirar-me no Pinterest, blogs de decoração e revistas.
E mais uma vez trago 3 refeições que correm muito bem aqui em casa, a que foi servida com aquela decoração e mais duas de dias diferentes.
Nesta refeição começámos por um creme de espinafres (já falei dele aqui)
A seguir um rosbife com arroz branco e échalotes caramelizadas (receita aqui).
O Rosbife bem cozinhado, ou seja 20 mn no forno, deve ficar com a primeira camada castanha, a segunda camada rosa e a terceira, ou interior, encarnada, mas como os meus filhos não comem a carne mal passada, eu deixo-o mais 20 mn e não comprometo a qualidade da carne, que fica mega tenra.
Rosbife:
. 1 kg de carne de vaca para rosbife
. 5 colheres de sopa de Azeite
. 2 colheres de Mostarda
. 5 colheres de Molho Inglês
. 2 dentes de alho cortado em camadas finas
. 1 colher de manteiga
. 1 fio de óleo
. Tomilho a gosto
. Louro em pó a gosto
. Sal e pimenta
Tempere a carne com sal, tomilho, pimenta e o louro em pó, depois coloque a mostarda e molho inglês. Misture bem os temperos e deixe marinar por 15 minutos para apurar os sabores. Aqueça a manteiga numa frigideira, acrescente o azeite e o óleo, e sele a carne. Ponha o rosbife num prato de forno e regue-o com os temperos que ficaram na frigideira. Deite o alho no molho. Leve a forno pré aquecido a 230º C durante 20 minutos, caso queira mais bem passado 30 a 40 minutos.
Échalotes:
. 10 échalotes (ou 5 cebolas cortadas em quartos)
. 2 c sopa de manteiga
. 2 c sopa de açúcar mascavado
. vinagre balsâmico (só para salpicar)
Coloque as échalotes numa panela com água e leve ao fogão. Assim que começar a ferver, desligue o lume e deixe as cebolas uns 10 mn na água quente. Ao fim de 10 mn, escorra-as.
Numa frigideira derreta a manteiga, junte-lhe o açúcar mascavado e mexa. Quando o açúcar derreter, coloque as cebolas.
Envolva as cebolas com o caramelo formado e quando já tiverem uma camada e o molho estiver espesso, salpique-as com um pouco de vinagre.
Para uma outra refeição fiz uma Vichyssoise, que aqui em casa se come quente, e Peito de Peru com Bacon com batatas noisettes.
Vichyssoise (2 litros de sopa):
. 2 c sopa de margarina
. 3 alhos-franceses picados (só a parte branca)
. 1/4 cubo de caldo de galinha
. 1 l de água
. 4 Batatas grandes cozidas e esmagadas
. 5 dl de leite
. 250 ml Natas
. 4 c sopa de Cebolinho picado
. Sal e pimenta q.b.
Num tacho em lume médio salteie o alho francês na margarina, previamente derretida, durante 5 mn. Quando levantar fervura baixe o lume, tape e deixe ferver durante 20 mn. Junte as batatas e misture bem. Adicione o leite e as natas e bata bem para que todos os elementos fiquem ligados.
Para quem gosta da Vichyssoise fria, agora leva o preparado ao frigorífico e na altura de servir, volta a bater no copo para que fique em creme, tempere com sal e pimenta, enfeite com cebolinho e sirva.
Aqui em casa, como se come quente, não a levo ao frigorífico, tempero e sirvo.
Peru com Bacon (Receitas Escolhidas, Maria de Lourdes Modesto):
. 1 kg de peito de peru inteiro
. 125 g de bacon em fatias
. 1 limão
. 2 dentes de alho amassados
. 2 c sopa de manteiga
. sal e pimenta
De véspera corte o peito de peru longitudinalmente e fatias com um dedo de espessura sem as separar. Tempere com sal, pimenta, o sumo do limão e a raspa da casca do limão. Introduza as fatias de bacon entre as fatias de carne. Ate a carne com 4 ou 5 voltas de fio de forma a reconstituir a forma inicial do peito de peru. Deixe ficar no frigorífico até ao dia seguinte. Coloque o peito de peru num tabuleiro previamente untado. Espalhe por cima a manteiga em bocadinhos. Leve ao forno bem quente (220º) e passados 10 mn reduza um pouco o calor. Deixe acabar de cozer, sem deixar secar (cerca de 40 mn). Retire o fio e corte o peito de peru no sentido transversal.
A terceira refeição e quarta voltaram a ser daquelas que me saem sempre bem, portanto insisti na fórmula e trouxe da Sacolinha uma Quiche de Espinafres e uma Bôla,
e para acompanhamento da Bola fiz um Tabbouleh, que já aqui deixei a receita, mas desta vez resolvi substituir os couscous tradicionais por couscous de espelta integral biológico e gostámos imenso.
Tabbouleh:
. 1 chávena de couscous
. 1 chávena de água a ferver, ou caldo de galinha bem quente
. 1 pepino com casca, sem sementes, picado
. 2 tomates sem sementes cortados em quadrados, ou 12 tomates cherry cortados a meio
. 1 cebola picada
. sumo de 1 limão
. 1 molho de salsa picado
. ½ molho de hortelã picado
. Azeite, ou óleo de sésamo
Deite a água a ferver sobre os couscous, tape a taça com um prato e deixe hidratar durante uns minutos. Depois com a ajuda de um garfo mexa para que fique solto. Corte o pepino, o tomate e a cebola, e junte tudo ao couscous. Adicione a salsa, a hortelã e o sumo do limão. Tempere com sal e pimenta. Mexa e regue com bastante azeite. Deixe no frigorífico durante uma hora antes de servir.
E para terminar todas as refeições, fruta.