18 - COISAS QUE UMA MÃE SABE (E LHE ACRESCENTAM BASTANTE À CULTURA GERAL)
Mac
Quem me acompanha ali no Facebook, soube até onde chegou a arte da minha criança pequena [*]. Depois daquilo, levei as capas à lavandaria e disseram-me que não conseguiam tirar os riscos de caneta das capas dos sofás. Está bem.
Bom, vim para casa e decidi que antes de optar por comprar umas capas novas, não custava tentar tirar aquelas nódoas. A verdade, e sem qualquer modéstia, é que já tenho uma pós-graduação em nódoas e contam-se pelos dedos de uma mão aquelas que não consegui tirar.
Uma das coisas que aprendi, é que nisto das nódoas quanto mais depressa se actuar, mais hipóteses de sucesso há, ou seja, acredito que se estes riscos me deram algum trabalho, foi porque perdi tempo a ir à lavandaria, mas não interessa, o que interessa é que consegui que saíssem todos, to-dos os riscos de tinta e os meus sofás voltaram a ficar imaculados e azuis como gosto.
E como a situação era caótica, a sério que entre risos histériconervosos e desespero, quase que me atirei para o chão, mas como isso não resolvia nada, resolvi tratar dos sofás.
Fica assim a descrição exacta de tudo quanto fiz e com todos os produtos que usei, porque não sei ao certo se foi só o Supergel que funcionou, ou uma combinação de todos os produtos e ordem pelos quais foram usados.
. Passei o Iberia tira-nódoas em todos os riscos e meti as capas na máquina no programa de 40º com pré-lavagem, com o detergente normal (Persil), lixivia (Neoblanc Gentil, líquida) e amaciador (Comfort).
. Como os riscos mais leves saíram, mas ainda se viam alguns, esfreguei Supergel com uma escova. Comecei por usar uma escova com pêlos de cerda, mas achei que não estava a resultar, então parti para a cavalaria pesada e passei para a escova com pêlos de plástico. Após terminar cada capa e como ainda se viam riscos, voltei a esfregar os riscos restantes com mais Supergel, até estarem quase imperceptíveis.
. Apesar de ainda se verem alguns riscos e como já estava cansada, estendi as capas e deixei-as toda a noite com o Supergel, para as voltar a esfregar no dia seguinte, só que aquilo que ainda se via, desapareceu durante a noite e já restavam pouquíssimos riscos e já muito apagados. Então resolvi pôr as capas na máquina com a mesma lixivia, detergente e amaciador.
. Saíram de lá completamente limpas. Juro, até pensei que estava a alucinar.
Conclusões:
. Calculo que se não tivesse perdido tempo na lavandaria, os riscos teriam saído logo à primeira passagem de Supergel. Pelo que fui constatando, a primeira fase com o Iberia adiantou qualquer coisa, mas muito provavelmente é desnecessária (e espero não vir a saber) e mais vale passar logo à escova de plástico e Supergel.
. As lavandarias desconhecem o poder das mães.
[*] bem sei, bem sei, não lembra a ninguém pôr uns sofás em azul claro num quarto de brinquedos, maioritariamente usado por uma criança de três anos e adolescentes.