15 - Por estes dias
Mac
há muito tempo que para mim a felicidade não é um estado, talvez seja um conceito . não sou sempre feliz, mas sou uma pessoa feliz . uma pessoa feliz que nem sempre é feliz porque objectivamente não se pode ser . não nas perdas, não quando vejo os meus em perigo, seja pelas doenças ou coisas da vida . se calhar sou feliz por definição, porque estou na vida para ser feliz . porque dei isso como dado adquirido . porque o sou sempre que posso e posso muitas vezes . porque nunca desperdicei uma oportunidade de o ser . porque não gasto tempo de felicidade com coisas poucas . nem pessoas poucas . não tenho tempo para isso . esse é o meu super poder . todas as pessoas têm um . este é o meu . os últimos dias não foram dias felizes . quando se instala o medo da perda, aquele frio cá dentro que só desaparece quando sei tudo bem . dos dias difíceis procuro não guardar memórias . como se isso fosse possível .
estou cansada de esperar por uma aberta e ir a correr para a praia, para o parque infantil ou para a vida lá fora . este clima de chuva satura-me . isto parece mais outono do que primavera e junho a entrar e nada de calor e céu azul . e a obra que não anda, mil e um contratempos e ainda só foram as paredes do anexo ao chão . falta tudo, falta mudar as máquinas do ar condicionado, o motor da aspiração central e refazer aquela área para desaparecer de vez o que ali existiu .
estou a compartimentar a minha vida para a parte má passar depressa . quando já não sei o que fazer, divido-a em sectores . como se ao isolar cada coisa, tornasse tudo mais fácil .
provei açaí e não gostei . mas a minha cozinha cheira a flor de laranjeira .
a vida nem sempre é cor-de-rosa . talvez possa ser azul .
• Instagram @maria.antonia.velez