236 - A SÉRIO!!??
Mac
Na falta de melhor, desatei a ver os Tudors. Erro histórico aqui, erro ali, até que a coisa bateu na nossa História.
No episódio que vi ontem, aparece uma princesa Margarida, irmã de Henrique XVIII, que é obrigada a casar com um rei português velho como tudo. A coisa começou a bater-me mal, quando surge um grande plano do Terreiro do Paço. Ora à época de Henrique XVIII o Terreiro do Paço não tinha a arquitectura que conhecemos nos dias de hoje. O que existia era o Palácio Real, que com o terramoto de 1755 ficou completamente destruído, ou seja, à época de Henrique XVIII o Terreiro do Paço que conhecemos hoje, não existia.
Depois mostram-nos uma corte portuguesa muito feia com gordas bigodudas e gente decrépita. Por acaso, só por acaso, naquela época nós tínhamos a corte mais rica do mundo, até aceito que fossemos ricos e feios, gordos, macilentos, com dentes podres, a contrabalançar com uma corte inglesa cheia de Adónis e Vénus, mas pobrezinhos em relação a nós. Pronto, eles sem o nosso dinheiro, conseguiam ter os dentes arranjados e músculos e isso tudo. Mas não aceito que mostrem o nosso rei velho, do qual nunca dizem o nome, mas que só poderia ser D. João III com vinte anos. Na série mostram-nos a tal princesa Margarida, coitada tão gira, casada com um velho rei português, coitado tão podre e decrépito, que assassina ao fim de uns dias de casamento. E tcharan, enquanto ela o abafa com um travesseiro, mostram-nos em grande plano os pés muito sujos do nosso rei. Portanto, além de feios e maus, também éramos porcos. Ou seria D. Manuel I com quarenta e cinco anos? Bom, mas esse já era casado com Maria de Castela.
Ah é verdade, a tal princesa Margarida nunca casou com um rei nosso. Casou com Jaime IV da Escócia, com Arquibaldo Douglas e com Henrique Stewart, mas com D. João III, pois que não.
Fico lixada com coisas assim.