11 - CROCHÉ, COLAGENS, TRICÔ, FILET, BRICOLAGE E COISAS ASSIM
Mac
Laranjas com cravinho que dão um cheiro bom. Esta é outra coisa gira para fazer com os filhos.
Primeiro lavamos muito bem as laranjas com sabão azul e branco, de preferência, para que não apodreçam, é raro, mas acontece.
Depois de bem lavadas e secas, dividimos com uma fita, ou arame, a laranja em quatro secções. Caso se use fita, convém segura-la com alfinetes, caso contrário não se mantém no sítio. Com a laranja dividida, será mais fácil desenharmos o que bem entendermos, além de ficar simétrica. Se quero riscas verticais, volto a marcar mais quatro vezes, uma em cada intervalo das anteriores, ou seja oito. Com ou sem fita, até porque a maior parte dos desenhos não precisam dela, o que interessa é inventar. Também fica giro deixarmos a fita e em vez de pormos as laranjas em taças, penduramos.
Abro-lhes sulcos com um formão das madeiras, mas que faz isto muito bem, para espetar com mais facilidade os cravinhos, ou então uso uma agulha de tricô e faço furos onde quero espetar os cravinhos. Também há quem não faça nada disto e ao fim de cinco laranjas doem-lhe os dedos, mas pronto, fica o aviso.
Faço normalmente aí umas cinco ou seis e cada uma com desenhos diferentes. São óptimas para cheirar a Natal na cozinha e arrasar com o cheiro dos fritos. E dão ainda melhor cheiro se as misturarmos numa taça com anis estrelado e paus de canela, além do efeito visual que adoro.