107 - CROCHÉ, COLAGENS, TRICÔ, FILET, BRICOLAGE E COISAS ASSIM
Mac
Resolvi experimentar fazer pompons em papel. Fiz em pequeno, porque para teste serve perfeitamente, claro que se os quisermos em grande, para enfeitar um tecto ou parede, para uma festa, teremos de comprar papel maior, mas o princípio é o mesmo. A vantagem de fazermos os pompons é que não ficamos limitadas à oferta que há, que é pouquíssima, quatro ou cinco cores, sempre em cores lisas e nada criativa. Agora que já sei como se fazem, vou experimentar fazer uns em papeis diferentes, como papel de jornal, é capaz de ficar bem giro.
E como o meu bolo de aniversário foi encomendado na Garrett, coisa mais boa, todo ele num Pão de Ló do demo, recheado com ovos moles e amêndoas lascadas e coberto com maçapão, uma bomba de bondade e boa disposição, adiante, dizia eu, que como no meu aniversário não faço pevide, lá veio o bolo bom, mas eu achei por bem, decora-lo com os meus pompons acabados de fazer. Acho que ficou engraçado, simples e muito ao meu gosto.
Fica então a forma de fazer pompons em papel de seda.
Materiais:
. papel de seda (conjuntos de folhas A4, no Continente)
. arame fininho (Leroy Merlin)
. paus de espetada de fruta (Continente)
. cola
Para este caso, ou seja, pompons com 7 cm de diâmetro, cortamos para cada pompom 10 folhas com 7 X 7 (cortei com o x-acto as 10 folhas sobrepostas, assim é mais rápido).
Depois dobramos em leque e atamos a meio com um arame ou cordão
Cortamos as pontas, em ângulo
E separamos as folhas. Já agora uma dica, como este papel é pouco resistente, se puxarmos apenas uma folha, rasga-se, então separamos de duas em duas folhas e no fim, separamos com cuidado as que deixámos aos pares.
Finalmente colamos o pau de espetada ao pompom e já está.
_______________ - ♥ - _______________
Dica: para fazer estas maiores com 40 cm de diâmetro, basta cortar as mesmas 10 folhas, em quadrados com 40 X 40 cm.