04 - o tricot, as minhas camisolas e eu
Mac
E como o prometido é devido, aqui fica o esquema do casaco creme que pus na página do Facebook.
Tamanho: Visto 38 dos pés à cabeça, mas estas camisolas e casacos dão para imensos tamanhos, porque são grandes e a ideia é que fiquem largas.
Fio: 11 novelos de Lena creme (merino e alpaca), que comprei no Park dos Tecidos (cada novelo tem 80 metros de fio). Se optarem por outra lã, é sempre boa ideia fazer uma amostra para adaptar as medidas, porque estas diferem muito consoante os fios, mesmo com a mesma grossura mas de qualidade diferente. O número das agulhas também altera bastante as medidas.
Agulhas nº 8
Fiz todo o trabalho em ponto liga, incluindo os punhos das mangas.
Costas: 58 malhas. Fazem-se 114 voltas em ponto liga. Para fazer os ombros reduz-se na 115º volta 6 malhas de cada lado e na volta seguinte mais 13 de cada lado. Ficam 20 malhas onde se vai pegar o capuz e tecem-se mais 3 voltas.
Frente (lado direito): Montam-se 29 malhas. Na 115º volta reduz-se 6 malhas para o ombro e na volta seguinte, reduz-se mais 13. Agora começa metade do capuz. Na 119º volta, do mesmo lado do ombro, aumentam-se 13 malhas. Fazem-se 50 voltas. Agora reduz-se ligeiramente para que o bico do capuz fique redondo (também do lado do ombro): Na 51ª reduz-se uma. Na 52ª nada. Na 53ª reduz-se 1 malha. Na 54ª nada. Na 55ª reduz-se uma malha, na 66ª nada. Na 57ª reduz-se 1 malha, na 58ª nada. Remata-se o capuz (metade).
Frente (lado esquerdo): Montam-se 29 malhas. Fazem-se 114 voltas em liga até aos ombros. Para fazer o ombros reduz-se do lado esquerdo do trabalho 6 malhas na 115ª volta. Continua igual ao outro, mas as reduções são todas feitas do lado esquerdo, assim como a metade do capuz.
Mangas: Montam-se 25 malhas. Fazem-se 14 volta sem liga. Na 15º volta aumenta-se uma malha de 2 em 2 e fazem-se 75 voltas também em ponto de liga.